Rastreamento de encomenda

Uma vez que você tiver esse recurso ativo, os seus clientes poderão acompanhar o trajeto da encomenda enviada para eles. Depois de informar o número de encomenda no site da transportadora, você irá receber um endereço URL único que, em seguida, deve inserir nas configurações do método de pagamento em questão na loja online. A transportadora irá atribuir um código único a cada remessa de acordo com o qual será possível rastrear o trajeto do pacote no site da transportadora.

O processo de configuração, na maioria das transportadoras, é parecido. No entanto, para ter mais informações e antes de começar cooperação com uma nova transportadora, confira primeiro se oferece a ferramenta.

1. Abra a seção CONFIGURAÇÕES no canto direito superior do menu básico do editor. 

Rastreamento da remessa

2. Selecione a aba Loja virtual, seção Métodos de entrega, e clique em Configurar.

Rastreamento da remessa

3. Escolha o método de entrega para qual deseja configurar o rastreamento. Você será capaz de editar ou criar um novo método de entrega a qualquer hora. Um passo a passo de como criar novo método de entrega encontra-se no artigo Configurar métodos de entrega.

Rastreamento da remessa

4. Nesse artigo, vamos usar o exemplo do sistema de rastreamento da transportadora DHL e, para facilitar, fornecemos também os links para rastrear encomendas enviadas pelos Correios do BrasilFedex (Brasil) e CTT Expresso (Portugal). Por favor, verifique com a transportadora em questão se o link continua atual antes de o utilizar.

A. Rastreamento DHL

1. Vá para o site da DHL e clique em Rastrear uma embarque no menu. No passo seguinte, insira o número que recebeu da transportadora e clique no botão Ir.  

Rastreamento da remessa

Rastreamento da remessa

2. Clique na barra de endereço e substitua o número da remessa por {PACKAGE_ID}. Copie o URL alterado.

Rastreamento da remessa

3. De volta na página de edição do respectivo método de entrega no editor da sua loja virtual, cole o URL copiado no campo URL para rastreamento da encomenda. Salve as configurações clicando em Salvar. O URL para acompanhamento deve ser inserido apenas uma única vez. Se você o inserir corretamente, o link irá funcionar para todas as remessas enviadas através deste método de entrega. 

Rastreamento da remessa

B. Rastreamento Correios do Brasil - para rastrear encomendas enviadas pelos Correios (Sedex, PAC) pode utilizar links de várias empresas que oferecem rastreamento. Recomendamos por exemplo as seguintes:

Link de rastreio: https://linketrack.com/track?codigo={PACKAGE_ID}

Link de rastreio: https://www.linkcorreios.com.br/?id={PACKAGE_ID}

Link de rastreio: https://www.parcelmonitor.com/en/track-it-online/?pParcelIds={PACKAGE_ID} 

C. Rastreamento Fedex 

Link de rastreio: https://www.fedex.com/apps/fedextrack/index.html?tracknumbers={PACKAGE_ID}&cntry_code=br 

D. CTT Expresso

Link de rastreio: https://www.ctt.pt/feapl_2/app/open/objectSearch/objectSearch.jspx?objects={PACKAGE_ID}

 Agora, tudo que precisa fazer é conectar os pedidos com o código de rastreamento. 

5. No detalhe da sua loja na sua conta Webnode, vá para Pedidos. 

Rastreamento da remessa
6. Clique no pedido em que deseja ativar o rastreamento de encomenda.  

Rastreamento da remessa

7. Clique em Completar pedido.

Rastreamento da remessa

8. Marque a caixa Inserir código de rastreamento e insira o número da remessa que recebeu da transportadora. Nessa mesma janela, você pode também escolher a opção de notificar o usuário sobre a expedição da remessa por e-mail. Clique em Completar pedido para finalizar esse passo. Mais informações sobre como se trabalha com os pedidos podem ser encontradas no artigo Administração de pedidos.

Rastreamento da remessa

9. Uma vez o pedido marcado como completo, o seu cliente irá receber um e-mail automático sobre a expedição da encomenda. O e-mail irá conter o link com as informações de rastreamento e terá o seguinte aspecto:

Rastreamento da remessa


DICA:
Consulte o artigo Sua loja vista pelos olhos do cliente para ver como é o processo de compra.


Não consegue encontrar as respostas que procura?